Membros de Conselhos de Escola da província de Sofala e Maputo participaram da conferência provincial dos Conselhos de Escola, realizado no dia 8 de Novembro, na cidade da Beira. O encontro tinha como objectivo analisar o papel e impacto das acções dos Conselhos de Escola na melhoria da governação escolar, assim como partilhar as melhores formas de boas práticas.
A abertura do evento foi presidida pelo Director Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano, Manuel Chicamisse, que, na sua intervenção enalteceu aos parceiros, em particular ao MEPT pela iniciativa, encorajando os Conselhos de Escola a partilharem suas experiências sem nenhum receio, de modo que sirvam de exemplos para os outros. “Vamos aproveitar o máximo este encontro único proporcionado pelo MEPT, para partilharmos as nossas experiências e adoptarmos bons exemplos”.
Por sua vez, Jamilo Abdula presidente do Conselho de Escola da Escola Secundária da Ponta Gea, na sua intervenção apelou aos presentes, em particular ao Director Provincial que, “há uma necessidade de se formar os membros dos Conselhos de Escola, porque, muitos tão pouco sabem sobre as suas funções, razão pela qual abandonam o posto “.
É função do Conselho de Escola garantir a gestão participativa e transparente, o bom aproveitamento escolar, o bom desempenho dos professores, a participação activa dos pais ou encarregados de educação no acompanhamento do desempenho dos seus filhos/educandos e avaliação permanente da escola.
De referir que, o evento contou com a presença do Director provincial de Educação e Desenvolvimento Humano, Gestores escolares, representantes de Conselhos de Escola de 20 Escolas da província de Sofala, e uma da província de Maputo e a Sociedade Civil.
Está actividade enquadra-se no âmbito do projecto CSEF (Fundo de Apoio a Sociedade Civil para Educação).