Os alunos das escolas da província de Maputo, que beneficiam do ensino bilingue, não dispõem dos livros de Matemática e Português. Essas constatações foram feitas durante a visita de monitoria do arranque do ano lectivo, que decorreu de 17 a 21 de Março, em todas as províncias do País.
Segundo a Direcção Provincial da Educação da província de Maputo, os alunos não dispõem dos livros devido ao atraso por parte das empresas contratadas para a distribuição.
Além do atraso na distribuição dos livros do ensino bilingue, o MEPT constatou ainda que, a nível da província, os livros escolares ainda não foram distribuídos na sua totalidade, em particular os da 3ª e 4ª classe. Para a 1ª classe, foram distribuídos um total de 140.000 livros, para 2ª classe 145.000 e para 3ª classe 87.847 livros.
Ao contrário dos impasses verificados na distribuição dos livros, há que destacar que todas as escolas receberam a 1ª tranche do valor de Apoio Directo as Escolas (ADE) dentro do tempo.
A nível da cidade de Maputo, há que destacar um aspecto importante verificado durante as visitas: o processo de alfabetização nos estabelecimentos penitenciários (caso da antiga cadeia civil), onde 56 reclusos beneficiaram de aulas de alfabetização.
O MEPT teve igualmente a oportunidade de fazer parte da equipe que visitou as escolas da província de Sofala. Durante a visita às escolas de alguns distritos da província, constatou-se que há um número elevado de alunos estudando ao relento. A título de exemplo, é o distrito de Dondo, que tem neste momento 5,750 alunos a aprenderem ao relento, o que corresponde a 115 turmas.
De realçar que, a preparação e o arranque do ano lectivo escolar devidamente organizados são fundamentais para que este decorra e termine da melhor forma, com os objectivos e resultados alcançados.