O Movimento de Educação Para Todos (MEPT) realizou no dia 30 de Julho, na cidade de Maputo a VIª Assembleia Geral, a qual contou com representantes das organizações membros baseadas a nível central e pontos focais províncias.
Januário de Sousa em representação da UDEBA LAB, presidente da mesa da Assembleia do MEPT, foi quem dirigiu o evento acompanhado pela Ritght To play eleita na V Assembleia ao cargo de vice-presidente e a ASADEC Secretario da mesa da Assembleia.
Com a permissão do Conselho de Direcção, o Secretariado do MEPT fez a apresentação dos relatórios de conta e de actividades de 2018, o qual foi aprovado por unanimidade mediante comentários.
O evento serviu igualmente para os participantes discutirem as ideias chaves para o novo plano estratégico da rede. Para alguns participantes, o novo plano deve dar prioridade a alfabetização e educação de adultos, “Penso que a área de alfabetização está esquecida pelo MINEDH, sou da opinião que devíamos advocar para o aumento do subsídio dos alfabetizadores, talvez isso os motivasse a ver este assunto como algo sério” Disse Mateus Mapinde, ponto focal do MEPT na província de Manica.
Num contexto em que o governo elabora o novo plano estratégico, alguns membros consideram pertinente que o novo plano estratégico do MEPT siga as directrizes do plano do MINEDH de modo que, o seu trabalho de advocacia tenha resultados palpáveis.
Segundo Omar Mose, do NANA, a rede deve ter como prioridade a questão da qualidade. “Devíamos trabalhar mais na qualidade de educação, e na distribuição de material escolar, porque temos situações em que alguns distritos recebem muito tarde os livros, 5 meses após o arranque do ano lectivo, comprometendo o aprendizado do aluno”.
Além de discutir-se o novo plano estratégico, o momento foi oportuno para o Secretariado do MEPT apresentar as novas organizações e pessoas singular que se juntaram a rede.
De realçar que, a realização da VIª Assembleia do MEPT teve o apoio do CSEF através da ANCEFA, da OXAM através do projecto FASET, e Sou Cidadão do programa PANNE através da União Europeia.