Governador da província de Maputo, Júlio Parruque apelou no dia 23 de Maio, aos gestores escolares e membros de Conselho de Escola do distrito de Marracuene a pautarem por gestão eficiente e eficaz dos recursos alocados às escolas.
Parruque acrescentou ainda durante a sua aula de sapiência que “todos temos um papel muito importante na gestão do bem público e para o caso da escola, é responsabilidade do gestor escolar e da comunidade zelar pelo seu bom estado. A escola deve identificar um ponto focal que seja fiscalizador do patrimônio, que reporte ao gestor e membros de conselho de escola tudo que estiver danificado e que necessite de concertação ou reabilitação”.
Os membros de Conselho de escola presentes no evento, aproveitaram a ocasião para partilhar as suas experiências sobre a gestão escolar, assim como apelar ao governo (MINEDH) para o aumento dos fundos destinados às escolas e a revisão do próprio manual de gestão.
“O valor de Apoio Directo às Escolas é muito pouco, é um valor que nos limita de fazer muita coisa, visto que, já vem acompanhado de recomendações de como devemos usar. Por mais que a gente queira melhorar as condições, o valor é muito baixo”. Disse Cristeza Chirindza, membro de Conselho de Escola de Gwaza Muthine.
A aula da sapiência é uma das atividades da Semana de Acção Global Pela Educação, que se comemora de 23 a 27 de Maio com a participação de diferentes actores, com destaque para o Secretário Permanente do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Coordenadora Residente das Nações Unidas, Embaixador da União Europeia, representante da Unesco, Administrador do Distrito de Marracuene, Director Nacional de Ensino a Distância, Organizações da Sociedade Civil, acadêmicos e formandos dos Institutos de formação de professores.
A Semana de Acção Global Pela educação é realizada com o apoio da Save The Children, Oxafm Ibis, União Europeia e a Unicef