O Governo deve pensar numa estratégia aplicável para assegurar a educação em situações de emergência
“Moçambique tem vindo a registar de forma cíclica ciclones e cheias, que acabam afectando o gozo do direito a educação das crianças, visto que, as escolas são usadas como centros de acolhimento. O Governo deve repensar numa estratégia que não comprometa este direito mesmo em tempos de emergência“. Esta afirmação foi feita pelo Henriques Verónica, da ASADEC, Ponto Focal do MEPT na província de Sofala, durante o primeiro dia da Conferência da Sociedade Civil sobre a Educação Básica em Moçambique que decorreu nos dias 24, 25 e 26 de Abril de 2023, na Cidade de Maputo, alusivo as comemorações da Semana de Acção Global pela Educação Para Todos, que se celebrou este ano sob lema: “Descolonizando o Financiamento da Educação, já.”
O Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Manuel Banzo afirmou que, apesar dos últimos acontecimentos que tem assolado o sector, há que destacar que, “nos últimos três anos foram construídas 2.700 novas salas de aulas, 36 novas escolas e contratados 23.235 professores para responder esta crise“. Disse o governante, acrescentando ainda que, neste momento o MINEDH está a desenhar uma nova estratégia do perfil do formador e dos formandos para melhorar a qualidade de educação para Todos.
Um dos convidados do evento foi o cantor Stuwart Sukuma, que afirmou que a educação no país não está a funcionar e deve-se parar com o discurso “eu estou a fazer a minha parte”, pois a educação não é tarefa de alguns, mas de todos nós, e temos que identificar conjuntamente acções para melhorar a qualidade de aprendizagem no país.
A Semana de Acção Global Pela Educação 2023 foi marcada pela realização da Conferência da Sociedade Civil sobre Educação Básica em Moçambique, que teve a duração de 3 dias, sendo que, no primeiro dia contou a com a participação do Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Manuel Banzo, Parceiros de cooperação, Vice-Reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, representante do Secretário do Estado na Cidade de Maputo, académicos, formandos dos IFP’s e a Sociedade Civil.
A SAGEPT é o maior evento de advocacia em prol do direito a educação que acontece anualmente nos mês de Abril, em quase 100 países do mundo, e em Moçambique, este evento é liderado pelo MEPT através de apoio de vários parceiros, nomeadamente a União Europeia, #USAID, OXFAM, Educação em Voz Alta, Save The Children,