O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), em Moçambique, é talvez a maior história de restauração da vida selvagem em África: em 2008 foi estabelecida uma Parceria Público-Privada de 20 anos para a gestão conjunta do PNG, entre o Governo de Moçambique e a Fundação Carr (Projecto de Restauração da Gorongosa), uma organização dos EUA sem fins lucrativos.
O Parque actua também na área de educação, ensinando às pessoas locais (especialmente às crianças) os princípios e valores de conservação ambiental, de modo que eles estejam dispostos e capazes para nos ajudar a proteger o Parque no futuro.
Existem agora Clubes de Jovens em duas das quatro escolas do ensino secundário ou perto da Zona Tampão (Vila de Gorongosa e Vila de Inhaminga). Os clubes oferecem assistência aos estudos e um programa científico dedicado às crianças, rapazes e raparigas que mais merecem, preparando os estudantes para carreiras melhoradas – incluindo as que estão associadas ao Parque. Além deste clube de jovens, o Parque criou em parceria com o MINEDH o clube de professores.
Missão
Prosseguir uma abordagem integrada de múltiplos parceiros para a conservação e o desenvolvimento centrado nas pessoas. O Projecto da Gorongosa protege a biodiversidade do Parque e os serviços ecossistémicos e desbloqueia o seu potencial económico para os habitantes da Zona Tampão do Parque Nacional da Gorongosa, na Província de Sofala em Moçambique. Numa época de crescente fragmentação das paisagens naturais em toda a África, temos uma oportunidade histórica de criar um mosaico imenso, não vedado e conectado de Áreas Protegidas no centro de Moçambique, comparável em tamanho ao Ecossistema do Serengeti. Esta paisagem é saudada por E.O. Wilson como um dos lugares com maior biodiversidade da Terra. Esta paisagem saudável servirá como um motor de crescimento económico sustentável para as pessoas que vivem ao redor do Parque. Ao adoptar um modelo de conservação do século XXI para equilibrar as necessidades da fauna bravia e das pessoas, estamos a proteger e a salvar esta bela natureza, devolvendo-a ao seu lugar de direito como um dos melhores parques de África
Sede – Sofala, distrito de Gorongosa
Responsável pela organização – Ângelo Levi
Pessoa de contacto – Larissa Sousa
Contacto – 828481490