Decorreu nos dias 13 e 14 de Novembro, na província de Nampula, o II Conselho Coordenador Provincial do Sector de Educação, onde foram apresentadas e discutidas as diversas actividades realizadas pelo sector em 2022/2023, incluindo actividades realizadas pelo programa SABER com enfoque na Plataforma de Assiduidade, desenvolvida pelo MINEDH em estreita colaboração com o programa, financiado através dos fundos da USAID. Os participantes do encontro sugeriram que o uso da plataforma fosse massificado abrangendo todos os distritos da província de Nampula, tendo em conta que o combate ao absentismo deve acontecer em todas as escolas da província de Nampula.
Além da plataforma de assiduidade, dois distritos (Eráti e Monapo) apresentaram as suas experiências sobre a implementação do ensino bilingue. Segundo os directores dos SDEJT de Eráti e Monapo, o ensino bilingue está a trazer bons resultados no que concerne a melhoria de aprendizagem e retenção escolar. De igual modo foram debatidas e reflectidas questões relacionadas à execução orçamental; a construção de novas escolas; a preparação dos jogos escolares 2023; o processo de admissão do pessoal docente; o plano de rede e efectivos escolares. Estas reflexões são de capital importância na tomada de decisão para a melhoria de condições do processo de Ensino- Aprendizagem e consequente melhoria dos resultados pedagógicos.
Na reunião estiveram presentes 65 participantes, dos quais 17 mulheres, representando diversas organizações tais como Governo Provincial, MINEDH, DPE, SDEJT, Sociedade Civil, ONP e Parceiros do Sector.