Alusivo a comemoração do dia internacional da alfabetização, que se assinala a 8 de Setembro, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano prevê realizar dois eventos de reflexão em torno do tema: “Alfabetização para a recuperação centrada no homem: reduzindo a exclusão digital”.
A nível da cidade de Maputo, os eventos irão decorrer nos dias 02 e 08 de Setembro, e várias actividades serão desenvolvidas, com destaque para a Premiação do melhor alfabetizando do concurso de leitura e alfabetizadores que tiveram melhor desempenho no ano passado.
Espera-se no evento à participação da primeira-dama, Isaura Ferrão Nyusi, a Ministra e Vice ministro da Educação e Desenvolvimento Carmelita Namashulua e Manuel Banzo, Governador da província de Maputo Júlio Parruque, Parceiros de cooperação na área de educação e representante do Movimento de Educação Para Todos.
Província de Cabo Delgado
A nível da província de Cabo Delgado a cerimónia de lançamento da Semana de alfabetização teve lugar na escola secundária de Pemba e contou com a participação do Director Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano, Directores dos Serviços Distritais de Educação Juventude e Tecnologia, representantes das organizações da sociedade civil membros e não membros do MEPT, professores e alfabetizadores. O encontro foi oportuno para as organizações da Sociedade Civil manifestarem suas preocupações em relação a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais no processo de alfabetização, assim como apelar a Direção provincial de educação a considerar e doptar as boas práticas dos parceiros de educação que actuam na área de alfabetização.
Sobre o dia internacional de alfabetização
O Dia Mundial da Alfabetização, 08 de Setembro foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1967.
Essa data foi instituída com o objetivo de que assuntos e questões ligados à alfabetização fossem discutidos no mundo todo, promovendo o amplo debate sobre a importância da alfabetização, principalmente em países que ainda possuem índice de analfabetismo considerável.
Assim sendo, o Dia Internacional da Alfabetização tem uma relevância muito grande, já que não só conscientiza sobre a importância de saber ler e escrever, como também discute e propõe alternativas possíveis para que a alfabetização seja acessível a todos no mundo.