Atraso na distribuição de livros escolares poderá comprometer o processo de ensino e aprendizagem das crianças

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Apreciação de alguns documentos pela briga que participou das visitas de monitoria na província de Sofala.

Os alunos das escolas da província de Maputo, que beneficiam do ensino bilingue, não dispõem dos livros de Matemática e Português. Essas constatações foram feitas durante a visita de monitoria do arranque do ano lectivo, que decorreu de 17 a 21 de Março, em todas as províncias do País.

Segundo a Direcção Provincial da Educação da província de Maputo, os alunos não dispõem dos livros devido ao atraso por parte das empresas contratadas para a distribuição.

Além do atraso na distribuição dos livros do ensino bilingue, o MEPT constatou ainda que, a nível da província, os livros escolares ainda não foram distribuídos na sua totalidade, em particular os da 3ª e 4ª classe. Para a 1ª classe, foram distribuídos um total de 140.000 livros, para 2ª classe 145.000 e para 3ª classe 87.847 livros.

Ao contrário dos impasses verificados na distribuição dos livros, há que destacar que todas as escolas receberam a 1ª tranche do valor de Apoio Directo as Escolas (ADE) dentro do tempo.

A nível da cidade de Maputo, há que destacar um aspecto importante verificado durante as visitas: o processo de alfabetização nos estabelecimentos penitenciários (caso da antiga cadeia civil), onde 56 reclusos beneficiaram de aulas de alfabetização.

O MEPT teve igualmente a oportunidade de fazer parte da equipe que visitou as escolas da província de Sofala. Durante a visita às escolas de alguns distritos da província, constatou-se que há um número elevado de alunos estudando ao relento. A título de exemplo, é o distrito de Dondo, que tem neste momento 5,750 alunos a aprenderem ao relento, o que corresponde a 115 turmas.

De realçar que, a preparação e o arranque do ano lectivo escolar devidamente organizados são fundamentais para que este decorra e termine da melhor forma, com os objectivos e resultados alcançados.