Avaliação do Projecto Education Out Loud- EOL 2020-2021

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EDUCAÇÃO EM VOZ ALTA / EDUCATION OUT LOUD- EOL 

TERMOS DE REFERÊNCIA 

“Avaliação do Projecto Education Out Loud- EOL 2020-2021 implementado pelo Movimento de Educação Para Todos”

 

  1. Informações de base

A Coligação Nacional de Educação (NEC) (Movimento de Educação para Todos, Moçambique) recebeu uma subvenção do fundo Education Out Loud (EOL) em 2020. Como parte do processo de candidatura à subvenção, a NEC apresentou uma proposta de projecto que, entre outros textos e secções, incluía uma análise do contexto nacional, objectivos, resultados, resultados e orçamento. Durante a fase inicial, o projeto poderia ter sido melhorado durante uma primeira fase do Ano Zero e mais adiante durante a implementação, a fim de adaptá-lo à situação atual do país. O projecto está actualmente em fase de implementação.

O fundo Education Out Loud (EOL) é estabelecido pela Parceria Global para a Educação (GPE) para apoiar as organizações da sociedade civil em seus esforços de defesa de melhores sistemas nacionais de educação pública em países de baixa renda – e de renda média baixa – com o objetivo de garantir que os sistemas nacionais de educação pública se tornem mais fortes na produção de educação de qualidade para igualdade e transformação de gênero para todos, inclusive para grupos marginalizados. A Oxfam IBIS é o Agente Subvencionador da EOL. Consulte www.educationoutloud.org para obter mais detalhes sobre a EOL.

Como parte da Componente Operacional 1 da EOL, a EOL apoia mais de 50 Coalizões Nacionais de Educação (CNE) que reúnem as vozes de organizações daqueles grupos marginalizados que tendem a ser discriminados nos sistemas nacionais de educação, tais como meninas e mulheres, pessoas com deficiência e pessoas que vivem abaixo do limiar da pobreza.

A EOL OC1 fornece apoio às Coalizões Nacionais de Educação para que elas possam existir e participar com uma voz coordenada nas discussões de políticas educacionais para defender o direito à educação para todos e particularmente para os grupos marginalizados. O OC1 também apoia o fortalecimento das capacidades e habilidades das Coalizões Nacionais de Educação para participar efetiva e significativamente nas discussões baseadas na evidência e nas políticas relevantes.

Em geral, a Teoria da Mudança da EOL OC1 é que os sistemas nacionais de educação pública irão melhorar se as organizações da sociedade civil participarem em arenas e discussões de definição de políticas e defenderem o direito dos grupos marginalizados a uma educação de qualidade; particularmente se as organizações da sociedade civil forem actores fortes com boas capacidades de governação, técnicas e de advocacia adquiridas através de diversas estratégias de aprendizagem; e se forem capazes de recolher e utilizar dados sobre a situação educacional dos grupos marginalizados e de participar nos esforços de monitorização a vários níveis.

O objectivo global da EOL OC1- Objectivo é reforçar o envolvimento da sociedade civil nacional no planeamento, diálogo político e monitorização da educação, e os resultados esperados no final do programa EOL são brevemente apresentados:

  1. Os NEC’s tornaram-se mais inclusivos, particularmente de grupos marginalizados;
  2. Os NEC’s têm melhor capacidade de diálogo político;
  3. Mudanças políticas ocorreram, influenciadas pela sociedade civil;
  4. Estão em funcionamento colaborações de aprendizagem sobre o fortalecimento da sociedade civil.

Oxfam IBIS é o Agente de Bolsas EOL. A estrutura da EOL consiste numa Unidade de Gestão Global (GMU) colocada na Dinamarca e quatro Unidades de Gestão Regional (RMUs) para a África Ocidental e Central (WCA) colocada no Gana; África Oriental e Austral (ESA) colocada no Uganda; Ásia e Pacífico (AP) no Nepal; e América Latina e Caraíbas (LAC) no México.

Ao abrigo da Componente Operacional 1 (OC1), a EOL tem até agora concedido subsídios a projectos da National Education Coalitions (NECs) em 52 países (17 sob a alçada da RMU na África Ocidental e Central; 16 sob a alçada da RMU na África Oriental e Austral; 3 seguidos da RMU na América Latina e Caraíbas e 16 seguidos da RMU na Ásia e Pacífico).

Cada um dos bolseiros do OC1 (52 Coligações Nacionais de Educação) elaborou o seu próprio projecto com informação sobre o contexto nacional, que varia muito de um país para outro; teoria da mudança, objectivos, resultados esperados, resultados, actividades e orçamento; e estes projectos de bolseiros da NEC EOL estão a ser implementados em pleno andamento. A implementação teve início no primeiro semestre de 2020.

Os NECs participam nas discussões políticas para defender o direito dos grupos marginalizados a uma educação de qualidade. Em 2020, os CNE participaram em 41 países no respectivo Grupo de Educação Local (GEL) onde se discute o plano nacional do sector da educação, pelo que em muitos casos tiveram uma posição única para influenciar as políticas nacionais.

Durante o segundo semestre de 2020, quando um elevado número de países foi afectado pelas restrições da Covid-19, muitos CNE foram rapidamente adaptados e ainda chegaram a participar nas reuniões físicas ou virtuais dos CNE em 37 países diferentes; e puderam, portanto, por exemplo, levantar a preocupação directamente junto dos Ministérios da Educação e outras autoridades públicas relativamente aos planos de educação de emergência que se basearam principalmente na educação on-line que tendem a colocar em desvantagem os grupos pobres e marginalizados. Alguns dos CNE também participaram na discussão de outras políticas, ou seja, em relação à promoção do direito das pessoas com deficiência à educação e do direito das adolescentes à educação, inclusive quando grávidas. Considera-se que os CNE apoiados pela EOL contribuíram para mudanças nas políticas, leis, diretrizes e diretrizes públicas em pelo menos 23 países durante 2020. Embora o Covid-19 tenha afetado negativamente a implementação do programa EOL em geral e causado o cancelamento de algumas atividades, como oficinas e visitas a projetos, estima-se que 40 (¾) dos 52 projetos apoiados pela NEC estavam no caminho certo para atingir os resultados esperados no final de 2020.

A EOL incorpora a abordagem baseada nos direitos humanos e se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, particularmente o SDG4 sobre educação de qualidade. A promoção da igualdade de gênero e a inclusão de grupos marginalizados, como as pessoas com deficiência, é uma preocupação transversal no programa EOL.

 

  1. Finalidade e objectivos da consultoria
  • O objetivo da consultoria é avaliar a Education Out Loud implementada pelo Movimento de Educação Para Todos (2020-2021).

Os objectivos específicos são os seguintes:

1) Compilar informações para documentar e/ou confirmar até que ponto os resultados e objetivos do projeto são alcançados (incluindo mudança na formulação, implementação e monitoramento de políticas educacionais; e efeito sobre temas transversais como gênero e inclusividade) e/ou reportados à EOL; para avaliar a eficácia e eficiência do projeto; além de avaliar sua relevância no contexto nacional (para interesses/direitos de grupos marginalizados e em relação a políticas/prioridades nacionais) e capacidade de adaptação, bem como a sustentabilidade dos resultados alcançados;

2) Compilar informação sobre lições aprendidas, boas práticas e inovações bem-sucedidas através da sistematização de informação, análise e avaliação do projecto financiado no âmbito do projecto EOL, de forma a orientar o Programa EOL e o MEPT para melhorar o planeamento estratégico e adaptação de futuros projectos, particularmente em relação à promoção de mudanças de políticas destinadas a garantir a igualdade gerando e transformando a educação de qualidade para grupos marginalizados;

3) Fazer recomendações sobre como melhorar a orientação estratégica e implementação do(s) futuro(s) projecto(s) do NEC / MEPT.

  1. Âmbito da Avaliação

A avaliação deve concentrar-se nas estratégias e atividades do MEPT, que são financiadas no âmbito do projecto EOL e realizadas no período de janeiro de 2020 (incluindo coalizões que passaram por um Ano Zero) até os dias atuais (ou fins de dezembro de 2021).

A avaliação não deve levar em conta as actividades do MEPT que tenham sido financiadas por outros doadores e fontes, a menos que tenha havido pelo menos 50% de co-financiamento EOL da iniciativa relevante.

A avaliação integrará a abordagem dos direitos humanos, a perspectiva da igualdade de género, a inclusão da deficiência e outras questões de não discriminação como uma preocupação transversal a toda a sua metodologia e a todos os resultados a apresentar, incluindo o relatório final.

A avaliação deve prestar especial atenção ao modo como a intervenção é relevante para a estratégia de desenvolvimento nacional, particularmente em relação à implementação do SDG 4; do plano nacional do sector educacional; e do programa de apoio do GPE no país.

  1. Critérios de avaliação e perguntas

O projecto será avaliado em relação à sua relevância e validade do desenho; eficácia, eficiência, impacto e sustentabilidade.

Algumas das perguntas que a avaliação deve procurar responder são as seguintes:

Relevância:

  • Em que medida o projecto tem sido relevante para as partes interessadas no contexto político e socioeconómico nacional?
  • Em que medida o projecto foi alinhado com o objectivo e resultados da EOL OC1, estabelecido no quadro de resultados da EOL Global
  • Em que medida o projecto tem sido relevante em relação ao plano do sector da educação apoiado pelo GPE no país?
  • Até que ponto o projeto levou em conta as necessidades/direitos/interesses dos grupos marginalizados, ou seja, em relação à redução da desigualdade?
  • Até que ponto a estratégia do projeto integrou a perspectiva dos direitos humanos e de gênero e até que ponto conseguiu operacionalizá-la?
  • O projecto foi adaptado durante a sua implementação e em que aspectos?

 

Validade:

  • Até que ponto o desenho do projeto foi lógico e coerente?

Eficácia:

  • Até que ponto o projecto alcançou os resultados esperados e acordou resultados originais ou actualizados?
  • Quais são as lacunas e diferenças observadas e quais são as justificações?
  • Quais são os fatores subjacentes que estão além do controle do projeto e que influenciaram o seu desempenho?

Eficiência:

  • A que recursos (financeiros, de experiência e tempo) os projetos foram utilizados de forma eficiente e usados para produzir resultados?
  • O projecto foi concebido para ser eficiente em termos de custos?
  • A que extensão o projeto identificou possíveis riscos? Esses riscos foram adequadamente identificados e mitigados?

Eficácia dos acordos de gestão:

  • Em que medida as capacidades de gestão e os arranjos criados apoiam a obtenção dos resultados?

Orientação para o impacto e sustentabilidade:

  • Qual é a evolução entre a situação na linha de base e na linha de fundo?
  • Quais são os efeitos positivos e negativos esperados e inesperados produzidos pelo projeto? Como surgiram essas mudanças?
  • Em que medida o projeto contribuiu para produzir mudanças mais amplas, de longo prazo e de desenvolvimento sustentável?
  • E se sim, se as mudanças foram duráveis ou replicadas?
  • Em que medida o projecto contribuiu para aumentar as capacidades das organizações da sociedade civil (as suas próprias ou as dos seus membros)?

Áreas transversais:

  • Em que medida a igualdade de género e a abordagem baseada nos direitos humanos foram incorporadas na concepção da proposta de projecto?
  • Até que ponto diferentes grupos marginalizados se beneficiaram – de maneiras diferentes – da intervenção?
  • Até que ponto a intervenção conseguiu envolver tanto mulheres como homens, titulares de direitos e portadores de deveres, especialmente os mais vulneráveis?
  • Até que ponto a implementação do projecto EOL integrou um princípio de não discriminação?

Lições aprendidas e adaptações:

  • Quais foram as lições aprendidas com a experiência de implementação do projeto?
  • Como é que a estratégia do projecto funcionou? Ou como é que não funcionou?
  • Porque é que a estratégia do projecto funcionou? Ou porque é que a estratégia do projecto não funcionou?
  • Foram utilizadas algumas lições aprendidas durante a implementação para adaptar o projecto?
  • A qualidade da parceria tem sido equilibrada ou tem havido uma relação de subordinação?

Os critérios e questões de avaliação podem ser alterados e devem ser mais elaborados pelo consultor externo, mas mudanças fundamentais devem ser acordadas entre a rede e o consultor externo.

  1. Questões transversais / Questões de interesse especial

A consultoria deve aplicar as seguintes abordagens na análise:

  • Abordagem de gestão baseada em resultados (que liga o planeamento dos resultados esperados (objectivos e resultados), implementação, monitorização, avaliação e aprendizagem;
  • Abordagem de gestão adaptativa, (promove reflexões sobre o projecto; e adapta o projecto a mudanças significativas imprevistas no contexto do projecto e aprendizagens da implementação);
  • Abordagem baseada nos direitos humanos (que tem em conta as normas e compromissos internacionais, o quadro jurídico e político nacional; e os papéis dos titulares de direitos e dos titulares de direitos, respectivamente);
  • bem como preocupações transversais com a igualdade de género, inclusão da deficiência e preocupação com a não discriminação para todos os grupos de pessoas, através da metodologia e de todos os resultados.

Em relação a isto, há interesse em saber se as mudanças políticas, bem como as estratégias da CNE, foram alinhadas a uma abordagem geradora de igualdade e baseada nos direitos humanos, bem como à agenda dos GDS; se as perspectivas de igualdade de género, inclusão da deficiência e inclusão social foram tidas em conta nas mudanças políticas, bem como nas estratégias das CNE.

 

  1. Metodologia

Os detalhes da metodologia serão elaborados pelo avaliador externo com base nos presentes Termos de Referência (TdR) e documentados no relatório inicial. A metodologia terá de ter em conta os protocolos de saúde relacionados com o Covid-19 e ser adaptada caso haja alterações durante a recolha de informação.

Para a concepção da metodologia, recomenda-se o uso de uma combinação de métodos de avaliação qualitativa e quantitativa; e envolvendo vários métodos de análise; realizar a triangulação de dados, usando diferentes métodos de coleta de dados, tipos de dados e perspectivas dos participantes; utilizar a abordagem dos direitos humanos e perspectiva de gênero na análise, bem como a lente de equidade na análise; assegurar que haja uma ligação lógica clara entre os dados coletados e analisados e a conclusão e recomendações apresentadas; análise e interpretação de dados bem comunicados através de linguagem acessível e visuais úteis (diagramas, gráficos, tabelas, conforme necessário).

A metodologia poderia incluir as seguintes actividades:

– Ler documentos relevantes da EOL e do MEPT;

– Participar de uma reunião virtual com representantes da NEC e da Unidade de Gestão Regional (RMU) de Monitorização e Avaliação da EOL e da GCE e Coligação Regional para ter contributos para a metodologia proposta;

– Elaborar orientações semi-estruturadas para entrevistas com entrevistas separadas ou discussões em grupos focais com representantes do MEPT, Unidade de Gestão Regional da EOL; Coalizão Regional da GCE, membros do Grupo de Educação Local, autoridades nacionais e outras partes interessadas;

– Compilar informações através da metodologia estabelecida (entrevistas, grupos focais, pesquisas); analisar e elaborar um relatório preliminar;

– Apresentar as conclusões preliminares junto da rede e da EOL RMU-MEL (e eventualmente às partes interessadas) a fim de receber feedback;

– Incorporar correcções factuais e informações relevantes;

– Elaborar o relatório final incluindo o resumo executivo e os anexos;

– Apresentar as conclusões e recomendações ao MEPT (e eventualmente às partes interessadas);

 

  1. Duração e período

A duração da consultoria é de, no máximo, três meses. A data de início e término da consultoria será acordada com o MEPT. A consultoria está prevista para terminar em 4 de fevereiro de 2022.

  1. Principais produtos e pagamentos

A consultoria tem 3 produtos, conforme listados abaixo.

Entregas Datas de entrega
1.    Relatório inicial que contém a metodologia e o plano de trabalho precisos para a avaliação. Por acordar
2.    Relatório de Avaliação (escrito em português) Por acordar
3.    Relatório Final de Avaliação (escrito em português e inglês), incluindo um resumo executivo de, no máximo, 5 páginas.

O relatório de avaliação deve ter este INDICE obrigatório e secções incluídas:

Índice:

 

1.    Página de rosto

2.    Agradecimento (se houver: opcional)

3.    Tabela de conteúdos

4.    Lista de quadros, lista de anexos,

5.    Lista de acrônimos,

6.    Resumo (máx. 5 páginas) escrito em português & inglês.

7.    Introdução ao MEPT (breve descrição do MEPT)

8.    MEPT – Intervenção do projecto EOL e teoria da mudança

9.    Objetivo da avaliação

10.  Âmbito e metodologia da avaliação e limitação da avaliação

11.  Revisão da literatura: avaliação dos resultados com base nos relatórios disponíveis

12.  Resultados da avaliação: (resultados sobre relevância, resultados sobre eficácia, resultados sobre eficiência, resultados sobre o impacto, resultados em relação à sustentabilidade, resultados sobre questões transversais)

13.  Análise e discussão

14.  Lições aprendidas, boas práticas, estudos de caso

15.  Conclusão

16.  Recomendações

17.  Referências

18.  Anexo: fotos,

19.  Anexo: lista de participantes na discussão

20.  Anexo: materiais de verificação

21.  Anexo: base de dados (excel PARTE B)

O texto (ponto 7 – 16 incluído) pode ter máximo 50 páginas.

O relatório deve ser entregue em formato físico e electrónico (word e pdf)

 

Nota: Este calendário pode ser ajustado de acordo com a proposta do MEPT. O índice não deve ser alterado/ajustado, pois este é um formato padrão exigido para ser apresentado por todos as redes financiadas pela Oxfam Ibis.

 

Em relação a modalidade de pagamento, deve ser proposta pelo MEPT e acordada com o RMU MEL Advisor antes da assinatura do contrato com o consultor. Não estão previstas viagens missionárias mais longas como parte da consultoria. As viagens mais curtas e os custos de transporte devem ser cobertos pela consultoria. O consultor também cobrirá os custos das instalações do workshop para discussões de grupos focais e reuniões de partes interessadas, a menos que acordado de outra forma com o MEPT.

 

  1. Responsabilidades

A secção abaixo descreve os principais papéis e responsabilidades a serem atribuídos às duas partes principais no processo de avaliação externa (MEPT e os Consultores):

9.1. MEPT

  • Coordenar o processo de avaliação externa em colaboração com os pontos focais provinciais;
  • Identificar consultor que ofereça garantia de qualidade ao processo de base no país;
  • Fornecer informações técnicas e garantia de qualidade em todas as fases do processo de avaliação externa, em colaboração com a Oxfam Ibis;
  • Efectuar pagamentos após verificar a qualidade do trabalho e se este segue o padrão e às expectativas;
  • Em colaboração com a Oxfam Ibis aprovar o relatório final da avaliação externa com anexos relevantes para impressão e circulação mais ampla;
  • Assinar o relatório final da avaliação externa.

 

9.2. Consultor/a                                                                                                

  • Participar na discussão inicial e concordar com os TOHR / TDRs com o Secretariado do MEPT, o escopo, os resultados, o cronograma e os procedimentos da pesquisa;
  • Submissão de um relatório preliminar breve, confirmando o entendimento do consultor sobre os Termos de Referência, bem como sua proposta técnica e financeira para este trabalho;
  • Realizar revisão documental e análise de políticas e estratégias, incluindo análise de pesquisas relevantes relacionadas com o acesso, qualidade e financiamento à educação;
  • Elaborar o esboço de estrutura de pesquisa de avaliação externa, questões, métodos e ferramentas para colecta e análise de dados;
  • Fornecer garantia de qualidade/rever o esboço do protocolo de pesquisa e ferramentas para colecta e análise qualitativa e quantitativa de dados a serem validados e acordados com a equipe técnica do Secretariado do MEPT;
  • Fornecer garantia de qualidade durante a colecta de dados primários em colaboração com o Secretariado do MEPT e outras partes envolvidas no projecto;
  • Realizar a avaliação externa;
  • Produzir relatório consolidado de avaliação externa do projecto, incluindo os respectivos anexos relevante e submeter ao MEPT.

 

 

  1. Qualificações e experiência do/a consultor/a

O consultor que DEVE ser independente do MEPT e das partes interessadas deve ter as seguintes competências/experiência/qualificações:

  • Mestrado em desenvolvimento internacional, ciências sociais, sociologia, ciência de educação, economia, ciência política ou monitoramento e avaliação.
  • Ter no mínimo 5 anos de experiência no trabalho em programas de desenvolvimento internacional;
  • Pelo menos 4 experiências diferentes de elaboração de relatórios técnicos ou publicações de gestão do conhecimento relacionadas com a cooperação internacional param o desenvolvimento;
  • Ser qualificado como avaliador de projetos de desenvolvimento na área social com experiência na aplicação de uma abordagem baseada nos direitos humanos e na perspectiva de gênero;
  • Ter experiência de trabalho em diferentes contextos de desenvolvimento nacional e/ou a nível regional/global;
  • Conhecimentos técnicos param o desenvolvimento de políticas sociais, de preferência políticas educativas;
  • Conhecimento para a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030;
  • Fluência na língua portuguesa;
  • Fluência na língua portuguesa é uma vantagem;
  • Disponibilidade Setembro – Dezembro 2021.

 

  1. Questões legais e éticas

A consultoria e seus produtos devem estar em conformidade com o Código de Conduta e Normas da Oxfam, assim como do MEPT, com as Normas Gerais de Proteção de Dados (regras da GDPR), com as diretrizes éticas estabelecidas internacionalmente e com as declarações de “nenhum conflito de interesses”. O avaliador será independente e imparcial em relação ao NEC; produzirá informações e recomendações úteis e credíveis para os utilizadores estabelecidos; levará a cabo o plano de acção de avaliação de forma transparente e cumprirá as directrizes éticas internacionais estabelecidas para as avaliações. O/a consultor/a principal e sua equipe devem cumprir e respeitar os direitos dos entrevistados, garantindo-lhes confidencialidade e segurança.

 

  1. Apresentação de propostas

As propostas técnicas e financeiras com um máximo de 10 páginas (anexos não incluídos) devem incluir os seguintes elementos:

-Proposta técnica integrando o entendimento dos TDR, a metodologia proposta e o plano de trabalho para a realização da avaliação externa;

-Composição da equipe com um CV detalhado de cada membro da equipe e os papéis de cada um na realização da avaliação.

-O orçamento detalhado da oferta (O(a) consultor(a) terá de cobrir os custos relacionados com viagens locais, alimentação, alojamento e medidas de protecção contra a pandemia de membros da equipa, etc.), incluindo as obrigações fiscais, devidamente destacadas.

A oferta deve também incluir o custo da tradução do resumo de cinco páginas para INGLÊS, caso o documento seja escrito em espanhol, francês ou português).

-Em pelo menos dois extratos (3-5 páginas) de relatórios de avaliação realizados para missões similares;

-Data de apresentação das propostas: até 10/11/2021 para o seguinte endereço eletrónico: meptcandidaturas@gmail.com ou ainda, pelo enderenço físico: Av. da Malhangalene, Nº 34, Cidade de Maputo.

 

NB: O MEPT reserva-se o direito de contactar apenas os/as candidatos/as pré-selecionados/as que melhor respondem aos requisitos estabelecidos.