CONTRATAÇÃO DE CONTABILISTA

Partilhar nas redes sociais

 

 

 

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONTABILISTA                                            

ESCOPO DO TRABALHO

 

Sector de Afectação: Administração e Finanças

Reporte Directo: Oficial de Administração e Finanças

Escritório: Secretariado Executivo – Cidade de Maputo

 Descrição Geral

O contabilista será responsável pela contabilização de todos gastos, doações, receitas de quotas e joias, financiamentos e todas operações contabilísticas do secretariado executivo do MEPT. Também irá apoiar na contabilização de gastos, transferência de fundos de todos acordos e sub acordos de subvenções do MEPT.

Responsabilidades Específicas

Responsabilidade nr. 1: Contabilidade, Administração & Arquivo

  • Assegurar a gestão da contabilidade e da documentação administrativa dos projectos implementados no Secretariado Executivo do MEPT;
  • Examinar e conferir a autenticidade dos documentos que dizem respeito aos pagamentos, recebimentos e a outras operações financeiras;
  • Gerir arquivos contabilísticos e administrativos de caixa e bancos;
  • Processar requisições internas e ordens de pagamento de acordo com os procedimentos internos;
  • Garantir o cumprimento dos requisitos no âmbito legal, fiscal, contabilístico e tributários respeitando os procedimentos internos e leis vigentes no país;
  • Lançamentos contabilísticos no software de contabilidade;
  • Apoiar na preparação e aquisições de meios para funcionamento dos escritórios;
  • Apoiar na organização preparação de todo processo de logística para eventos, viagens e compras.

Responsabilidade nr. 2: Orçamento e Previsão

  • Em colaboração com a equipe de programas e sob supervisão do Oficial de Administração e Finanças-OAF, apoiar no desenvolvimento de orçamentos de propostas e garantir o alinhamento com os requisitos do MEPT e dos doadores (permissão, alocação, razoabilidade, precisão da correspondência de custos, monitoria das despesas reais em relação aos orçamentos);

 Responsabilidade nr. 3: Acordos de Subvenções

  • Auxiliar o OAF na revisão dos projetos de acordo com as exigências dos doadores e garantir a compreensão das regras e regulamentos relevantes dos doadores pela equipe de finanças, gestores de projeto e outras partes interessadas.
  • Receber, rastrear, analisar e contabilizar todas despesas dos sub-acordos de subvenções com organizações membros do MEPT a nível nacional;
  • Em colaboração com o pessoal de programas, analisar os relatórios financeiros eletrônicos recebidos de sub-destinatários;
  • Garantir que o arquivamento eletrônico e físico de documentos seja feito com base no protocolo acordado;

Responsabilidade nr.4: Relatórios Financeiros e Auditorias

  • Apoiar na preparação de relatórios financeiros do doador conforme necessário;
  • Efectuar reconciliações bancárias mensais das contas do MEPT;
  • Apoiar na comunicação, levantamento de extractos e todos contactos com os bancos;
  • Apoiar na preparação de relatórios de variação em tempo hábil e manter interação mensal com a equipe do programa para monitorar o progresso financeiro dos projectos
  • Participar no processo de preparação para a auditoria financeira do MEPT e auditoria de orientação uniforme e outras auditorias específicas de doadores.

Qualificações Exigidas

  • Possuir o nível Médio-Técnico Profissional ou equivalente em Contabilidade, Finanças ou outra área afins;
  • Experiência de pelo menos 1 ano no campo de Contabilidade em ONG’s, Associações, OCB’s etc;
  • Conhecimento das Normas de Contabilidade Geralmente Aceites;
  • Conhecimento das Normas e Leis Fiscais em vigor no país;
  • Excelentes habilidades interpessoais e de trabalho em equipa;
  • Habilidades de comunicação eficazes;
  • Proficiência em língua portuguesa e noções básicas de Inglês.

Benefícios

  • Juntar-se a uma equipe jovem;
  • Salário compatível com o cargo e de acordo com a tabela em vigor na Organização;
  • Oportunidade de continuar com a formação académica sem barreiras;
  • Apoio profissional de todo staff da organização no alcance dos resultados e metas.

Como candidatr-se

os interessados de nível interno podem submeter o CV e a carta de manifestação de Interesse até dia 30 de Agosto de 2021, para o seguinte endereço electrónico: meptcandidaturas@gmail.com indicando no assunto a vaga a que se candidatar.

Nota: Se até a último dia, ninguém submeter a candidatura esta será estendida para todos interessando de nível externo e/ou na rede.