Coordenadora das Nações Unidas em Moçambique apela pela paz em prol da educação

Partilhar nas redes sociais

Decorreu de 23 a 27 de Maio do ano em curso, a nível nacional a Semana de Acção Global de Educação para Todos (SAGEPT). A coordenadora residente das Nações Unidas, Myrta Kaulard, que se fez presente no evento de lançamento a nível da cidade de Maputo, disse que: “Deve se assegurar a paz no campo educacional em todo mundo. Em Moçambique nos últimos dois anos, (2020 e 2021) milhões de crianças ficaram privadas do acesso à educação devido a pandemia da covid-19 e milhares de crianças e jovens em idade escolar que vivem em alguns distritos da província de cabo Delgado ficaram sem acesso à educação devido aos ataques terroristas “.

Por sua vez, o Embaixador da União Europeia em Moçambique, António Sanchéz – Benedito Gaspar, reafirmou o compromisso em continuar apoiar a educação em Moçambique, sobretudo neste período de emergência.

O embaixador finalizou destacando a necessidade de se investir para que os professores tenham condições condignas, que as escolas sejam seguras, inclusivas, com infraestruturas resilientes as mudanças climáticas.

A SAGEPT é um evento emblemático para as organizações da sociedade civil que actuam na área da educação a nível Global, pois é um espaço onde advoga junto ao governo e dos parceiros de cooperação, a favor de uma Educação básica e de qualidade para todos e todas.

A nível da cidade e província de Maputo a cerimônia de abertura foi marcada por uma aula de sapiência sobre “Educação básica em Moçambique: passado, presente e futuro” proferida pelo Professor Doutor Geraldo Mate.

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento diferentes actores do Governo, com destaque para o Permanente do MINEDH, Sr. Abel Fernandes, o Embaixador da União Europeia em Moçambique, António Sanchéz-Benedito Gaspar, coordenadora residente das Nações Unidas Myrta Kaulard, representantes do UNICEF e NESCO, parlamentares, parceiros de cooperação, acadêmicos e sociedade civil.