CSEF

Partilhar nas redes sociais

O Fundo da Sociedade Civil para a Educação (CSEF) era um programa global único e ambicioso, que apoiava o envolvimento dos cidadãos nas políticas do sector da educação, planeamento, orçamento e acompanhamento. Baseava-se no entendimento partilhado de que uma participação informada da sociedade civil, com base ampla e direccionada a nível local é crucial para a concretização dos objectivos nacionais e internacionais de educação. Enquanto os governos são responsáveis ​​por garantir o direito à educação gratuita, inclusiva e de qualidade para todos os cidadãos, a sociedade civil pode e deve desempenhar um papel crucial no juntar de vozes diversas sob plataformas comuns para responsabilizar os governos e doadores dos seus compromissos, e para assegurar a relevância e equidade nos planos, programas e orçamentos do sector da educação.

Assim, o CSEF tinha como objectivo influenciar a mudança política, particularmente em torno do financiamento da educação, inclusão e equidade e qualidade e aprendizagem, e avançar e garantir a responsabilização em relação aos objectivos de educação globais e nacionais.

O CSEF foi instituído em 2009, através do apoio da Parceria Global para a Educação, e tem recebido financiamento desta quase consistentemente desde então. Além do apoio da PGE, o CSEF teve financiamentos complementares da AECID Espanha (Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo) para as coligações na América Latina, Australian AID durante um período de financiamento de ligação em 2012, e o financiamento ad hoc de Backup Education para as coligações em África. E esta última foi a III fase do programa.

A gestão global e supervisão do CSEF era feita pela Campanha Global pela Educação (CGE), que supervisiona o programa e era responsável pela entrega geral e pelos relatórios a apresentar ao financiador, a Parceria Global para a Educação. A CGE é um movimento mundial de coligações de educação da sociedade civil em mais de 80 países, bem como redes regionais e ONG internacionais, que faz campanha e defende o direito a uma educação gratuita, pública e de qualidade para todos.

A Coordenação do programa regional era feita por quatro redes regionais actuando como Secretariados Regionais do CSEF e trabalhavam estreitamente com coligações nacionais para apoiar a implementação e fornecer aconselhamento programático, apoio de capacidade e acompanhamento, nomeadamente a Rede de África da Campanha para a Educação para Todos (ANCEFA) – em Africa, a Campanha Árabe para a Educação para Todos (ACEA) – no Médio Oriente e Europa Oriental, a Associação Ásia Pacífico Sul para a Educação Básica e de Adultos (ASPBAE) – na Ásia e no Pacífico e, a Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (CLADE) na América Latina e nas Caraíbas.