Educação em Voz Alta é um projecto implementado pelo Secretariado executivo do MEPT desde o ano de 2018. O projecto é financiado pela Oxfam Ibis e visa contribuir, de forma geral, para a resolução do problema da qualidade de Educação em Moçambique, assim como promover uma educação inclusiva, tomando em consideração os grupos mais vulneráveis (pessoas com deficiência, mulheres, raparigas e crianças). O projecto olha ainda para a situação do financiamento da educação, com enfoque para a monitoria do orçamento, para que este seja gerido de forma transparente, eficiente e eficaz.
Além dos propósitos acima mencionados, o projecto vai potenciar o engajamento do Conselho de Escola em matéria de gestão escolar.
No entanto, para a resolução desses problemas foram definidos 4 objectivos específicos, nomeadamente:
- Promover junto do Governo (MINEDH), acções de lobby e advocacia para uma gestão transparente e eficaz dos fundos alocados ao Sector;
- Desenvolver a capacidade das OSC membros da rede a nível nacional, para análise de políticas públicas da educação;
- Advogar para a construção de infra-estruturas escolares inclusivas, sensíveis ao género;
- Fortalecer o Conselho de Escola, para o seu maior engajamento na Governação escolar;
Assim, espera-se que, no fim do projecto sejam alcançados os seguintes resultados:
- Ministério da Educação assegurando a gestão transparente e eficaz dos fundos alocados com vista a uma educação de qualidade;
- Aumentada capacidade e nível de engajamento da Sociedade Civil em análise de políticas públicas do sector da Educação
- Governo construindo infra-estruturas escolares inclusivas e sensíveis ao género;
- Conselho de Escola participando de forma activa no processo de gestão escolar e na monitoria dos fundos alocados a escola.