Escolinhas do Projecto desenvolvidos em Malehice e Chibonzane gradua pelo menos 150 crianças

Partilhar nas redes sociais

Pelo menos 150 crianças das escolinhas comunitárias de Mabunganine, Manhonguane e Coca Missava B/4, no posto administrativo de Malehice, distrito de Chibuto, graduaram recentemente, no âmbito do projecto Mulheres, Jovens, Raparigas e Pessoas com deficiência liderando a transformação social, desenvolvido nos distritos de Mandlakazi e Chibuto, com fundos da União Europeia.

O projecto, resulta de um consorcio que junta a MADRE CORAJE, UDEBA-LAB, ACAMO, MEPT. Falando na cerimónia de graduação que teve lugar em Mabuganine, o representante do consorcio, Januário de Sousa que por sinal é director executivo da UDEBA-LAB enalteceu as animadoras das escolinhas pelo trabalho desenvolvidos e disse que o ensino pré-escolar é importante para o desenvolvimento da primeira infância.

Por usa vez, a Chefe do Posto administrativo de Malehice, Ermelinda Cau que acompanhou atentamente as demostrações das crianças na contagem dos números, leitura de vogais e alfabeto, bem como, nos cânticos educativos sobre a necessidade de proteção dos animais, agradeceu o consórcio pelas acçōe desenvolvidas no sector da educação e não só.

Refira-se que a graduação contou com a presença dos pais e/ou encarregados de educação, representante da MADRE CORAJE em Moçambique, direção das escolas, membros do comité de gestão das escolinhas, consultora da união Europeia entre outras pessoas que acorreram em massa para testemunhar este marco importante não só na vida das crianças como também na vida da comunidade.