Gestores escolares capacitados em matéria de pedagogia sensível ao género

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De forma a contribuir para a permanência da rapariga na escola, a FAWE através do MEPT capacitou nos dias 12 e 13 de Setembro, coordenadores das Zips, Directores das escolas, professores, membros de Conselho de Escola e pontos focais de género do distrito de Mogovolas em habilidades de pedagogia sensível ao género, inclusão e orçamentação.

Para a Directora Adjunta da Escola Completa de Namitil, Suzana Basílio, é importante que os professores tenham este tipo de treinamento, porque isso fará com que eles criem ambiente próprio para a interação, valorizando às diferenças, sem discriminação e estereótipos. A Directora apelou ao MEPT que, trabalhe incansavelmente com os membros de Conselho de Escola, porque estes tem um papel forte na sensibilização e mobilização da rapariga. “É preciso trabalhar fortemente com os membros de Conselho de Escola, porque é lá na comunidade onde se promove muitas barreiras na educação da rapariga. ” Finalizou.

O Coordenador da Zip de Nanhupo-Rio, e Director da EPC com o mesmo nome, Abacar Muapavele comprometeu-se a fazer um esforço para tornar a escola que dirige sensível ao género. “Espero fazer uma réplica desses ensinamentos aos meus colegas para que eles respondam às necessidades específicas das raparigas e dos rapazes”.

No fim da capacitação, ficou claro que, uma escola sensível ao género deve ter professores formados em habilidades de Pedagogia sensível ao género para que o processo de ensino-aprendizagem seja inclusivo, deve ter casas de banho adequadas para raparigas e rapazes, e um regulamento escolar que inclua aspectos que condenam a violência contra o género. A formação enquadra-se no âmbito do projecto Break Free, implementado pela Fawe através do #MEPT, SAT através da #Muleid e #Coalizão e a #Plan International com os fundos da Embaixada Holandesa.