Os membros do Movimento de Educação Para Todos defendem a necessidade de formação dos professores em matérias de tecnologias e metodologias de ensino a distância. Esta opinião foi partilhada ontem (04/03), num encontro virtual de discussão do posicionamento da rede face as reprovações massivas dos exames da 10ª e 12ª classe referente ao ano de 2020.
Segundo a Especialista de Género da Right To Play, Amina Issa, as reprovações são frutos da baixa qualidade de aprendizagem, que veio se agravar com as novas metodologias de aprendizagem devido a COVID-19. ” Olhando para atual situação, é bem provável que o governo continue a recorrer as tecnologias como aliado no processo de aprendizagem. Penso que, perante está realidade é preciso que, o governo (MINEDH) forme os professores em matéria de tecnologias e metodologias de ensino a distância”
A mesma opinião foi partilhada pelo Director da Escola de Professores do Futuro, Sarmento Preço, que, segundo o mesmo, não adiante a rede forcar-se nas reprovações, porque os resultados já foram divulgados. “Não adianta neste momento tentarmos fazer um posicionamento a solicitar 2ª época para os alunos, porque está proposta de eliminação de 2ª época já vinha sendo discutido. Penso que, agora o nosso foco deve ser a qualidade, de modo que não tenhamos os mesmos resultados neste 2021” Frisou Sarmento.
Outros membros presentes afirmaram que seria relevante sensibilizar os alunos sobre a necessidade de estudar, que se faça monitoria e o controle da qualidade de Educação e o grau de assimilação dos conteúdos por parte dos alunos em cada trimestre, assim como, deve-se fazer uma advocacia junto do Ministério de Transportes e Comunicações para redução do custo de internet de modo que, os alunos passam utilizar nas suas pesquisas.