Localidade de Mudine beneficia de três salas de aulas de material convencional

Partilhar nas redes sociais

A Escola Primária do Primeiro Ciclo de Nacarapa, localizada no posto administrativo da Vila Sede de Namorrói, localidade de Mudine, província da Zambézia beneficiou no dia 11 de Julho de entrega de três salas de aulas de material convencional. As mesmas são frutos do projecto ADIRA-Acelerando oa Direito da Rapariga à Educação, implementado num período de três anos desde os meados de 2015 a 2018, pela ActionAid Moçambique em parceria com o Movimento de Educação Para Todos e a Associação Nacional dos Amigos da Pastoral da criança, com o apoio da Big Lottery Fund.

Durante a entrega das salas, os pais e encarregados de educação enalteceram aos parceiros pelo gesto. “Somos muito gratos pela construção das salas, pois as turmas anteriores não dispunham de condições para o processo de aprendizagem, os nossos filhos estavam expostos ao perigo, qualquer vendaval ou uma pequena chuva era razão de faltarem a escola” afirmou António Rassul, encarregado de educação.

A escola, que conta com 7 professores, e um total de 324 alunos, sendo deste número 167 do sexo feminino tinha salas construídas de material precário. O Director da escola, Cassamo Ernesto apelou aos parceiros que continuem a implementar projectos de género. “Penso que deviam alastrar essa iniciativa um pouco por todas as províncias, porque contribui na promoção do direito à educação das crianças”.

O projecto reabilitou ainda 3 salas de aulas da escola primária de Muhua, recuperou 300 raparigas que tinham desistido de frequentar a escola e formou 150 professores em pedagogia sensível ao género. Esses dados foram avançados pelo Director de Programas da ActionAid,

Aboo Bakar durante a entrega ocial do projecto ao governo do distrito de Namarrói no dia 12 de Julho. A cerimónia de entrega contou com a participação do Administrador distrital, Chabane Jalilo, Representante dos Serviços Distritais de Educação Juventude e Tecnologia, membros dos conselhos de escola, encarregados de educação, membros do clube da rapariga e representantes das organizações da sociedade civil