M44 junta jornalistas e membros da AP de Gaza para reflectir sobre a educação

Partilhar nas redes sociais

Realizou-se nos dias 28 e 29 de setembro, nas escolas dos distritos de Chibuto e Manjacaze, respectivamente, uma monitoria que juntou jornalistas e membros da Assembleia provincial de Gaza, no âmbito da implementação do projecto Mulher, Jovens, Raparigas e Pessoas com deficiência liderando a transformação social, também designado por M44.

 

A monitoria conjunta foi antecedida pelo workshop de engajamento de jornalistas ao nível provincial e a partilha de resultados das acções do projecto que tinha como intuito consciencializar os jornalistas para divulgação de informações e apoiar ao processo de advocacia.

De acordo com Januário de Sousa, director executivo da UDEBA-LAB e representante do Consórcio do projecto Mulher, Jovens, Raparigas e Pessoas com Deficiência Liderando a transformação social, financiada pela União europeia, o envolvimento dos membros da Assembleia Provincial de Gaza e jornalistas visa torna-los olheiros das actividades desenvolvidas em 22 comunidades e duas escolas dos postos administrativos de Malehice e Chibonzane.

De seguida acrescentou que, neste projecto que para além da UDEBA-LAB junta-se a Madre Coraje, ACAMO, MEPT e AJS “Esperamos que os jornalistas estejam bem informados sobre as acções que estamos a desenvolver e possam transmitir fielmente. Pois, este é um projecto que complementa as acções do governo e esperamos inspirar as outras organizações a desenvolverem as mesmas acções em outras pontos do país”, explicou.

Refira-se que, no posto administrativo de Malehice a monitória conjunta abrangeu as escolas primárias completas de Malehice, Coca Missava b/4, Mahivele e escola secundária de Malehice. Em Mandlakazi os membros da assembleia provincial e jornalistas monitoraram as actividades das escolas primárias completas de Malene A, Malene B, Vamangue e da escola secundária de Chiguivitane.

Importa salientar que fizeram igualmente parte desta actividade, o presidente do conselho fiscal da ACAMO, Mateus Cristiano, a coordenadora do projecto M44 Roda Mabuluco, o ponto focal do MEPT a nível da província de Gaza, Domingos Machai, o oficial de Programas Pedro Mazivila e a oficial de Comunicação Sumaia Cassimo, ambos do Secretaraido do MEPT bem como os técnicos do projecto.

 

Autora do texto: Aida Matsinhe – ACAMO