MEPT apresenta proposta de acções na área de educação para os manifestos eleitorais

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MEPT apresenta proposta de acções na área de educação para os manifestos eleitorais

Num encontro organizado pelo Movimento de Educação Para Todos (MEPT) em parceria com o Instituto Para Democracia Multipartidária, no dia 28 de Julho na Cidade de Maputo, o MEPT apresentou um leque de propostas que espera ver reflectidos nos manifestos eleitorais dos 20 partidos que manifestaram as suas candidaturas as eleições autárquicas.

Segundo o deputado pela bancada parlamentar do MDM, Luís Maragigue, as propostas apresentadas reflectem os interesses do seu partido. A mesma posição foi partilhada pelo partido Frelimo.

Para António Muchanga, deputado pela bancada parlamentar da RENAMO, o MEPT deve continuar a fazer advocacia para que as escolas primárias sejam geridas pelos município, pois para o deputado, não se justifica que essas instituições sejam geridas pelo governo.

Principais propostas apresentadas pelo MEPT

  • Um incremento do orçamento de investimento para o sector de educação na ordem de 25% sobre a despesa total do sector;
  • Cometimento no combate ao absentismo do professor nas escolas
  • Um compromisso para a implementação efectiva da lei 18/2018 de 28 de Dezembro – lei do SNE, no acesso, retenção, conclusão dos ciclos de aprendizagem e gratuidade da educação no ensino básico (1ª a 9ª classe);
  • Alocação de mais equipamentos para atender a componente de necessidades educativas especiais (braile, pautas, cubaritmos, entre outros) para as escolas do nível básico e os Institutos de Formação de Professores/Escola do Professor do Futuro;
  • Acções específicas de combate a violência nas escolas;
  • Cometimento na implementação do Programa Nacional de Alimentação escolar nas escolas públicas do ensino primário;
  • O acesso gratuito e atempado do livro em modalidade monolingue e bilingue no ensino primário das escolas públicas;
  • Inclusão de temas relacionadas ao género nos curricula;
  • Promoção de estratégias e acções que eliminem as barreiras no acesso a educação, particularmente para os grupos marginalizados (crianças órfãs, com deficiência e de famílias carenciadas);
  • Divulgação e implementação na integra da política do professor;