MEPT apresenta sugestões para melhoria da educação em Moçambique

Partilhar nas redes sociais
Amina Issa, em representação da Right To Play, Vice-Presidente do CD do MEPT, lendo o posicionamento da rede face ao relatório de desempenho do sector 2022.

O Movimento de Educação Para Todos (MEPT) apresentou sugestões ao Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), com vista a melhorar a qualidade de educação no País. As propostas foram feitas por meio de uma nota de posicionamento sobre o Relatório de Desempenho do Sector de Educação – 2022, apresentado no dia 28 de Abril de 2023, na 24ª Reunião Anual de Revisão (RAR).

O MEPT propõe ao MINEDH a:

  • Priorizar a capacitação contínua de professores em matéria de literacia e numeracia de modo a melhorar as competências dos alunos e alunas;
  • Implementar de forma acelerada a Estratégia de Expansão do ensino Bilingue em Moçambique, sobretudo na provisão do livro escolar e afectação dos professores, observando a expansão da rede escolar nesta modalidade;
  • Garantir maior alocação orçamental consistente à educação face à pobreza estrutural;
  • Melhorar a supervisão multissectorial e garantir autonomia dos órgãos de supervisão local incluindo instrumentos aplicados na supervisão conjunta;
  • Fazer a recolha de evidências a tempo oportuno para alimentar o relatório de Desempenho Sectorial;

Além das sugestões acima patentes, o MEPT analisou o relatório e constatou que:

  • Houve um crescimento da rede escolar em 3% e 13% para o ensino secundário e primário, respectivamente, assim como um aumento do efectivo escolar em todos níveis de ensino em cerca de 6% contra 0,2% do ano anterior;
  • Cumprimento das metas planificadas para os novos ingressos, com destaque para as províncias da Zambézia, Inhambane e Gaza que ultrapassaram as metas, tendo se situado em 121,9%, 110,2% e 113,1% respectivamente;