O MEPT capacitou nos dias 24 e 25 de Outubro e nos dias 4 e 5 de Novembro professores em exercício da cidade e província de Maputo em matéria deficiência e necessidades educativas especiais.
De acordo com o professor Amadeu, um dos formandos “o professor deve ter conhecimento sobre necessidades educativas especiais para poder responder a demanda”.
No decorrer da formação, foi realizado um exercício de instrução sobre como lidar com pessoas com deficiência visual na sala de aulas.
“Ao falar devemos evitar falar em tom muito altoNão devemos aumentar o volume da voz, falar com um tom de voz alto, com as pessoas com deficiência” disse o participante Aurélio Manhique.
A facilitadora da capacitação reforçou afirmando que, “o espaço da sala não deve ser alterada, devendo estar organizada da mesma maneira, com ocupação fixa de carteiras, e objectos da sala, e ser do domínio do aluno o mapa da sala de aulas”.
Esta formação tem com o objectivo de dotar os professores em exercício de competências teóricas e técnicas em metodologias de ensino inclusivo com foco para a deficiência e necessidades educativas especiais. E conta com o apoio da a Save the Children e é realizada