Alusivo aos 20 anos de existência, o Movimento de Educação Para Todos (MEPT), realizou no dia 06 de Dezembro, uma cerimónia de comemoração, o qual foi marcado de entrega de certificados aos parceiros programáticos, MINEDH, membros organizacionais e singulares.
Na ocasião, a Secretária Executiva do MEPT, Isabel Francisco da Silva fez saber que, apesar do MEPT completar os 20 anos de existência, a rede ainda tem um caminho por percorrer. “Estamos orgulhosos pelos resultados que alcançamos ao longo dos 20 anos, porém como rede sinto que ainda precisamos dar o nosso máximo pela educação no país, olhando para a situação actual, do rácio professor/aluno, a qualidade de educação, entre outros males que persistem”.
Tratando-se de um evento que assinala duas décadas de existência do MEPT, foi visível a participação de figuras que se destacam ou se destacaram na área de educação, como o caso da Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane, que, na sua intervenção, enalteceu a rede pelo trabalho que te m feito, e apelou a mesma a continuar advocando pelo direito das crianças e jovens.
“É de louvar o trabalho do MEPT nestes 20 anos. A rede tem apoiado bastante para o alcance das metas na área de educação. Hoje, o acesso a educação e permanência da menina na escola são uma realidade porque foi um dos temas de advocacia da rede”.
Além da Ministra, participou da cerimónia, o antigo ministro da Educação e Desenvolvimento Humano Jorge Ferrão, representante dos parceiros de cooperação, representantes das organizações da sociedade civil, Organização Nacional dos Professores, jornalistas entre outros.
Para a realização do evento, o MEPT contou com o apoio da OXFAM, um dos parceiros da rede.