O Movimento de educação Para Todos realizou a primeira reunião anual de planificação com o envolvimento de todos os pontos focais provinciais, membros e representantes da sociedade civil. O evento que decorreu nos dias 26 e 27 de Fevereiro no Pestana Rovuma Hotel tinha como objectivos identificar as principais áreas e acções de intervenção conjunta para 2018, fortalecer a coordenação e comunicação entre os membros do movimento a nível distrital, provincial e nacional de modo a facilitar a partilha de informação e troca de experiência.
O encontro começou pelas apresentações das actividades que foram realizadas pelo MEPT no ano de 2017, sendo uma delas a assinatura de memorando de entendimento entre o MINEDH, MEPT e parceiros que permitirá um bom diálogo entre os assinantes; o MEPT a nível da província do Niassa realizou em parceria com os Serviços Distritatis, Educação, Juventude e Tecnologia uma campanha de registo das crianças com necessidades Educativas Especiais; realizou actividades de capacitações em advocacia aos membros provinciais, que culminou com a harmonização do plano geral advocacia do MEPT entre ountras.
Durante a reunião, Paula Mendonça, membro singular do MEPT advertiu que, “há uma necessidade de o MEPT identificar dentro da rede, as organizações que tenham dominio dos assuntos discutidos nos grupos de trabalho do MINEDH”.
Farida Gulamo, membro do MEPT, em representação do ADEMO apelou aos presentes que levassem acabo, mais acções de advocacia em defesa dos direitos de pessoas com deficiência.
De forma geral, os participantes da reunião foram unânimes em afirmar que, o encontro foi relevante, pois permitiu uma melhor planificação e responsabilidade das tarefas.
A actividade está no ânbito do projecto, “Fortalecimento das Capacidades de Advocacia da Sociedade Civil”, implementado pelo MEPT com o financiamento da OXFAM/IBIS.