O Fórum de Educação da Zambézia passa a ser o representante do MEPT a nível da província, desde Agosto. O mandato foi formalmente incumbido
Ao fim de um fraternal diálogo multilateral realizado em Quelimane, entre os representantes das duas partes na presença dos representantes da Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano.
As análises decorrentes da conversa concluíram que ambas “REDES” tem objectivos comuns, o incremento da educação formal. O MEPT é uma rede de nível nacional actuando em todo o país, enquanto o FEDUZA actua apenas na área geográfica da província da Zambézia.
Foi de consenso que, «nenhuma das duas partes actue pondo em causa o protagonismo da outra» pois, ambas desempenham um papel importante na advocacia para melhoria da Educação devendo …«sim»…… caminharem aliadas. Foi de consenso que o FEDUZA passa a prestar contas periódicas sobre todos eventos relevantes do sector de educação na província, que interessam ao MEPT nacional.
Na ocasião, o representante da Direcção provincial de Educação e Desenvolvimento Humano da Zambézia, Misael Torres apelou as organizações a se comprometerem mais com à educação, e que façam o monitoramento das actividades levadas a cabo pela Direcção Provincial de Educação, para que juntos alcancem as metas desejadas.
De realçar que, antes do encontro com os membros, os colaboradores do MEPT, a nível do Secretariado tiveram um encontro com o Chefe do departamento Pedagógico da Direção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano da Zambézia, Mahomed Hibraimo com intuito de estreitar laços de parceria em actividades de interesse comum, com prioridades para a clara definição de acções estratégicas do sector em alusão na Zambézia.
O encontro realizou-se no âmbito do projecto “Fortalecimento às capacidades de Advocacia da Sociedade Civil para o Alcance das Metas de Educação Para Todos” implementado pelo MEPT, com o apoio técnico e financeiro da OXFAM/IBIS.