MEPT leva governo a aumentar o número de contratação de professores

Partilhar nas redes sociais

Durante a Reunião de Grupo de Coordenação Conjunto Alargado, que teve lugar em Outubro de 2017, no Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, foi anunciado a decisão tomada pelo Governo de redução de contratação de número de professores de Oito mil e Treze para cerca de Dois mil. Em resposta a essa decisão, os membros do MEPT, em coordenação com o Fórum de Monitória do orçamento desencadearam uma série de acções de advocacia, incluindo encontro com os parlamentares de modo a influenciar o Governo a rever a decisão tomada. Durante os encontros foram propostas soluções, de curto e médio prazo, que ajudem a minimizar o impacto negativo da crise actual, em particular para o sector de Educação. Assim foram levantadas como possíveis soluções, A Promoção de reflexões profundas visando reformular prioridades; Procura de recursos adicionais para suprir as necessidades; Introdução de medidas de médio e longo prazo que apoiem o MINEDH a melhorar a gestão da educação, incluindo, se necessário, a tomada de medidas estruturantes.

Estes encontros culminaram com a revisão da proposta tendo consequentemente influenciado no aumento da contratação de número de professores, subindo assim dos dois mil para Cinco mil e Treze.

O governo está ciente que este número não irá suprir as necessidades, mas comprometesse a buscar mecanismos para responder os desafios.

Para o ano de 2018, o governo compromete-se ainda em expandir o Fundo de apoio as escolas; Construção de 60 escolas; Alocar mais professores nos distritos com maior rácio professor/aluno; Expandir o ensino bilingue, em particular nas províncias de Nampula e Zambézia; Apostar na formação contínua dos professores; Melhorar a comunicação no sector a todos os níveis.