Moçambique prepara-se para fazer parte da “Cimeira Mundial Transformar a Educação”, a ter lugar na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, em Setembro do corrente ano.
A preparação é liderada pela UNESCO e UNICEF em coordenação com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e MEPT. Nesse contexto, como parte do processo de preparação, o MEPT teve a responsabilidade de realizar uma auscultação, junto de seus membros, para identificar as áreas prioritárias da educação em Moçambique.
Este trabalho resultou num relatório que o Governo poderá levar à Cimeira, em Setembro. O documento contém as recomendações sobre os desafios e alternativas do sector de educação em Moçambique.
Segundo Amina Issa, que falava hoje, 22 de Junho, na cidade de Maputo em representação da organização Right To Play, vice- presidente do MEPT, esta cimeira constituirá um espaço por excelência onde as nações mundiais irão discutir em conjunto as várias temáticas atinentes aos desafios e perspectivas de desenvolvimento da humanidade, por isso a participação de Moçambique nesta reunião constitui uma oportunidade para mais uma vez advocar em prol de melhores serviços públicos de educação no país.
Amina acrescentou ainda que, ”como MEPT apelamos que, alguns pontos sejam reflectidos com uma especial atenção, com destaque para a qualidade de formação dos professores, o acesso a educação de crianças, com enfoque para a rapariga, crianças com deficiência e necessidades educativas especiais e deslocadas devido a terrorismo, e a qualidade de infraestruturas”.
Myrta Kaulard, Coordenadora Residente das Nações Unidas em Moçambique, fez saber que em 2020, mais de 8 milhões de alunos e alunas foram afectados directamente pela Covid-19 em Moçambique, o que culminou com a perda da aprendizagem, daí a importância de levar a debate a visão do país em relação a educação.
No seu discurso de abertura, a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, disse que, esta consulta visa, sobretudo, desenvolver a visão compartilhada e tendente a transformação da educação para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável através da identificação de acções prioritárias do sector da educação no país.