O Sector de educação ainda necessita de mais financiamento

Partilhar nas redes sociais

O Movimento de Educação Para Todos realizou as comemorações da Semana de Ação Global de Educação (SAGEPT) em todas as províncias do País. O evento decorreu de 14 a 18 de Junho, com o tema “Financiamento à educação”  e o lema “Um Bilhão de Vozes Pela Educação”.

A nível da província de Maputo, o lançamento da SAGEPT teve lugar dia 14 de Junho e contou com a participação especial da Ministra de Educação e Desenvolvimento Humano – Carmelita Namashulua, Embaixador da União Europeia em Moçambique- António Sánchez, Representante do UNICEF – Maria Luísa Fornara e o Músico Stewart Sukuma.

Durante a cerimónia do lançamento, o Presidente do Conselho de Direção do MEPT aproveitou a ocasião para apelar ao governo e aos parceiros de cooperação a canalizarem mais fundos para o sector de educação, tendo em conta os últimos acontecimentos que fragilizaram este sector, como o caso da COVID-19 e dos ataques armados na zona centro e na província de Cabo Delgado.

Segundo dados partilhados no evento pela Ministra de Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, no país, há 9.776 turmas ao ar livre, 20 mil salas construídas com material precário e este cenário foi agravado pelos ciclones que assolaram, sobretudo, a região centro.

Diante dos acontecimentos acima supracitados que fragilizam a educação em Moçambique, o Embaixador da União Europeia, António Sánchez reiterou o interesse desta delegação em continuar em apoiar o sector de Educação. “A União Europeia continuará a apoiar o sector de Educação através de programas de emergência e resposta a COVID-19”.

Exemplo da realização da SAGEPT em algumas províncias

Província de Cabo Delgado

Na província de Cabo Delgado, a SAGEPT foi marcada de debates radiofónicos cujos temas foram financiamento à educação e educação inclusiva. A semana serviu igualmente para divulgar o despacho 435 que permite a permanência da rapariga grávida no período diurno. Juntaram-se a este grande evento organizações membros do MEPT, UNICEF, funcionários da Direcção Provincial de Educação e Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia.

 

Província da Zambézia

O lançamento da Semana de Acção Global de Educação foi realizada no distrito de Mocuba sob a coordenação da Associação de Apoio ao Desenvolvimento e contou com a participação da Direcção Provincial de Educação, Administrador Distrital, Presidente do Conselho Autártico, membros do MEPT a nível da província e Distrito, professores, gestores escolares, alunos e lideranças tradicionais.

Palestras, exposição e debates radiofónicos sobre diferentes temas com destaque para financiamento foram os eventos que marcaram a SAGEPT a nível da província.

A SAGEPT foi igualmente comemorada no distrito de Morrumbala sob a liderança da Save The Children, cujo principal tema de debate foi o financiamento para o pré- escolar.

SAGEPT na província de Inhambane

Na província de Inhambane a SAGEPT foi marcada de exposição fotográfica que reportava a situação de educação em tempos da covid-19. Segundo o ponto focal da provincial, José Tinga, o evento serviu para reflectir sobre a qualidade de educação no país, com destaque para a qualidade de formação dos professores. A SAGEPT serviu igualmente para partilhar as boas práticas das acções dos membros na área da educação.