Os CREIS são exemplos claros que é possível ter turmas inclusivas nas escolas do país

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Numa visita realizada pelo MEPT com o apoio da Save The Children, ao Centro de Recurso de Educação Inclusiva Eduardo Mondlane, na província de Gaza, no dia 28 de Julho, foi possível verificar um ambiente de aprendizagem inclusivo onde crianças com deficiência e sem deficiência aprendem na mesma sala.

Segundo Anastácio Macamo professor nesta instituição a mais de 10 anos, os alunos com deficiência quando devidamente acompanhados tem o mesmo aproveitamento com os outros alunos. ” Na sala de aulas, o professor deve conhecer os seus alunos para um melhor acompanhamento, pois há alguns que precisam de uma especial atenção e isso não significa isolar o aluno ou colocá-lo numa sala diferente pela sua condição. Quando colocamos os alunos na mesma turma, demos a elas a oportunidade de conviver com as diversidades.

O Centro de Recursos de Educação Inclusiva Eduardo Mondlane atende cerca de 368 crianças, dos quais 104 são crianças com deficiência e 267 sem deficiência. Deste número 93 são internos e os restantes externos, Provenientes das províncias de Gaza, Inhambane e Maputo.

Os Centros de Recursos de Educação Inclusiva (CREI), são laboratórios de referência para os procedimentos e a estratégia da inclusão escolar, de modo a garantir a experimentação do processo de ensino e aprendizagem com princípios de inclusão no ensino primário e secundário. Estes centros também estão vocacionados para proporcionar cursos modulares para capacitação de professores trabalhando com alunos num ambiente integrado envolvendo todas as crianças na sua diversidade.

A nível do país, só existem 3 centros, divididos por regiões, sendo uma zona sul, localizado na província de Gaza distrito de Macia. Este centro acolhe não só as crianças da província de Gaza, mas também Maputo cidade e província. O outro na província de Tete, para responder as crianças da província da Zambézia, Sofala, Manica, incluindo os da própria província e por fim na província de Nampula, que além de admitir as crianças desta província, admite as de Niassa e Cabo Delgado

Apesar do centro mostrar claramente que é possível ter turmas integradas e crianças aprendido em um ambiente seguro, desafios ainda prevalecem, pois durante a visita do MEPT ao Centro de Recursos de Educação Inclusiva Eduardo Mondlane, foi possível identificar que, a instituição tem défice de materiais que facilitam o processo de aprendizagem, é o caso da máquina braile, assim como livros traduzidos em braile e bengalas