Regista-se falta de preenchimento do mapa de controlo de presença dos alunos nas salas de aula

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A maioria das escolas primárias e secundárias visitadas no quadro das monitorias conjuntas lideradas pelo MINEDH, realizadas de 04 a 08 de Abril do ano em curso em todas as províncias do país não controlam a assiduidade do aluno, ou seja, não procedem com o preenchimento do mapa de controlo de faltas do livro de turma, contribuído assim para o absentismo do aluno.

Outra constatação relevante a destacar tem a ver com o facto de as escolas primárias visitadas pelos membros do MEPT, não receberam o livro escolar de distribuição gratuita, com destaque para os livros da 6ª, 5ª e 3ª classe.

Além da falta de livros, foi possível constatar que, algumas escolas carecem de reabilitação/construção de infra-estruturas como salas de aula, bibliotecas e carteiras, doutro lado carecem de pessoal de apoio (auxiliares de limpeza e guardas).

No que respeita a vida financeira escolar, verificou-se que o valor do Fundo de Apoio Directo às Escolas (ADE) continua sendo insuficiente para responder às necessidades das mesmas, e algumas escolas, ao longo do ano 2021 apenas receberam uma tranche.

Em 2021 só recebemos uma tranche do ADE, o que não nos permitiu concretizar na totalidade o nosso plano de necessidades, muitas vezes temos recorrido ao valor de contribuição dos pais.” Afirmou o Director Adjunto Pedagógico da Escola Primária de Manhiça, Augusto Silvestre.

Outra questão levantada durante a Monitoria, tem a ver com as contribuições monetárias cobradas pelas escolas aos pais e encarregados de educação, onde a Directora-Adjunta do Ensino Primário, Graça Cumbe clarificou que a contribuição não é de carácter obrigatório e não deve ser uma condição para que os alunos assistam as aulas. A mesma apelou ainda as escolas por ela visitadas a evitarem contribuições no período das matrículas, porque a contribuição é vista como se fosse um pré-requisito para a matrícula, enquanto oficialmente a matrícula foi instituída como gratuita de 1ª a 9ª classe.

As visitas de Monitoria Conjuntas deste ano tinham como objectivos: (i) Aferir o grau de implementação dos Planos e Programas do Sector (Programa Quinquenal do Governo – PQG, Plano Económico e Social- PES); (ii) Aferir o decurso do processo de ensino-aprendizagem; (iii) Prestar apoio na gestão do processo de ensino-aprendizagem; e (iv) Avaliar o nível de execução do plano de construções e reabilitação referente ao ano 2021.

A nível da província do Niassa as visitas decorreram nas escolas primárias e secundárias dos distritos de Lago, Mecula, Mavago, Lichinga, Maúa, Nipepe e Metarica;

Cabo Delgado – Pemba, Metuge, Montepuez, Mecufi, Ancuabe, Balama e Namuno;

Nampula– Érati, Memba, Rapale, Mecuburi, Nacaroa, Lalaua, Nacala, Nampula e Angoche;

Tete, distritos de Marávia, Macanga, Marara, Angonia, Mágoe, Mutara e Tete

Zambézia – Morrumbala, Gurué, Namarroi, Mopeia, Chinde, Pebane, Milange Gilé e Quelimane;

Sofala – Buzi, Chemba, Caia, Marromeu, Maringue, Chiringoma e Beira;

Manica – Barué, Tambara, Guro, Machaze, Mossurize, Macossa e Chimoio;

Inhambane – Vilankulo, Govuro, Inhassouro, Zavala, Funhalouro, Panda e Inhambane;

Gaza –Chongoene, Massangena, Chicualacuala, Chigubo, Mapai, Massingir e Xai-xai;

Maputo província – Moamba, Magude, Matola, Matutuine, Namaacha, Matutuine, Manhiça e Boane

Cidade de Maputo – Ka MubuKwana, Ka Mavota, ka Maxaquene, Ka Nhaka e NLhamankulu.

De frisar que, a participação do MEPT nesta atividade enquadra-se no âmbito do projecto Monitoria dos Fundos Alocados ao Sector de Educação no Contexto da Covid-19 financiado pela União Europeia e do projecto Quebrando Barreiras financiado pela Associação Actionaid através dos fundos do NORAD.