SABER

Partilhar nas redes sociais

O SABER é um programa que visa melhorar a qualidade de ensino da 1ª à 6ª classe  por meio de ensino bilíngue. O programa, que será implementado num período de 5 anos (2022 – 2027)  vai  alcançar mais de 2.407.362 alunos, 3.879 escolas e 27.205 professores de 39 distritos das províncias de Nampula e Zambézia.

 

O programa irá:

 

  • Desenvolver as competências de leitura em português dos alunos do ensino primário ;
  • Melhorar o desempenho em alfabetização e numeracia dos alunos da 1ª à 3ª classe afetados pelo fechamento das escolas devido ao COVID-19.
  • Fornecer às escolas e comunidades materiais eficazes de ensino e aprendizagem para alunos da 1ª à 6ª;
  • Treinar e partilhar  as melhores práticas de leitura e ensino de matemática para professores;
  • Integrar abordagens instrucionais interativas baseadas em evidências comprovadas para desenvolver as habilidades de leitura L1 e L2 do aluno nas estratégias de treinamento de professores pré e em serviço do MINEDH;
  • Desenvolver e aplicar consistentemente avaliações formativas fáceis de usar para atender às necessidades instrucionais dos alunos.
  • Desenvolver abordagens sustentáveis em conjunto com o MINEDH e parceiros locais para fortalecer as políticas de educação, administração escolar, ensino, ferramentas e sistemas para melhorar a frequência escolar.
  • Melhorar os sistemas de dados para rastrear e relatar a presença de professores e alunos.

 

Os resultados do programa SABRE serão apoiados pelos recursos de Avaliação e Aprendizagem de Monitoramento (MEL) da World Education, implementando coletas de dados em larga escala, abordagens de monitoramento que apoiam a Colaboração, Aprendizagem e Adaptação (CLA) em todo o ciclo do programa, construindo capacidade local de MEL e desenvolvendo plataformas digitais . A todos os níveis do programa, a World Education integrará o nosso parceiro MINEDH, desde a fase de planeamento à execução do projeto, entregando a responsabilidade final ao governo moçambicano até ao fecho do SABRE.