O Movimento de Educação Para Todos, através dos fundos da União Europeia entregou nos dias 26 e 27 de Janeiro diversos materiais de prevenção e protecção da COVID-19 à 10 escolas da cidade e província de Maputo.
Trata –se de baldes, máscaras, sabão, termômetro e desinfetantes que servirão de reforço dos materiais disponíveis ao nível das escolas.
“Agradecemos ao MEPT e a União a Europeia pelo apoio, principalmente neste período em que estamos preste a arrancar com as aulas. Este material vai servir para reforçar o stok já existente pelo menos até o mês de Maio”. Disse a Directora da Escola Secundária Heróis Moçambicanos, Hilária Silvia Pechisso.
A mesma satisfação foi manifestada, não só pelos Directores das escolas, mas também pelos membros de Conselho de Escola que participaram do momento de entrega
“É de louvar a iniciativa do MEPT. Como é de conhecimento de muitos, nas escolas temos sempre um ou outro aluno/a que não dispõe de condições para a compra da máscara e este gesto vai ajudar muito os nossos filhos”. Disse Laila Uamusse, professora e membro de Conselho de Escola, na escola secundária de Quisse Mavota.
Além da distribuição do material de proteção e prevenção da Covid-19, o MEPT usou da ocasião para fazer a monitoria e auditoria social com o objectivo de melhorar a governação escolar e fortalecer a responsabilidade e a transparência dos órgãos locais. Durante este processo, constatou-se que, nem todas as escolas receberam a 2ª tranche do valor de apoio Directo as Escolas (ADE) referente ao ano 2021, o mesmo cenário foi verificado em relação aos fundos de apoio a Covid-19 (FAE). Foi possível igualmente observar que algumas escolas carecem de sinais de sinalização de distanciamento, quadros condignos e número suficiente do pessoal de limpeza e meios de prevenção contra Covid-19.
Beneficiaram dos materiais de proteção e prevenção da Covid-19, as EPC de Bagamoyo, EPC da Rua 4; Heróis Moçambicanos; Quisse Mavota; Zedequias Manganhela a nível da cidade de Maputo e EPC de Bolaze; EPC de Mbalane; ES Guaza Muthine. ES Centro Educacional; e EPC Pazimane na província de Maputo, distrito de Marracuene.