A governadora da província de Gaza, Margarida Mapandzene, entregou, recentemente, no posto administrativo de Malehice, distrito de Chibuto, uma escolinha Comunitária e três salas de aulas na Escola Primaria do primeiro e segundo grau de Coca-Missava B/4, construída no âmbito do projecto M44 e M34 respectivamente. Os empreendimentos ora inaugurados vão melhorar as condições do processo de ensino-aprendizagem e garantir a proficiência educacional, segundo avançou a governante.
A cerimónia que contou com a presença da governadora da Província de Gaza, Margarida Mapandzene, foi marcada de muita emoção e satisfação, na ocasião a governante avançou que “hoje, o Posto Administrativo de Malehice está em festa por receber estas 3 salas de aula aqui na Escola Primária do 1º e 2º Graus, bem como a escolinha Comunitária, onde os alunos e as crianças estão carregados de emoções porque tem a partir de hoje novas salas de aulas e uma escolinha para a sua iniciação escolar”.
Por outro lado, Mapandzene referiu que com as entrega das três salas de aulas e a escolinha comunitária adaptada para as pessoas com deficiência os alunos e professores de Coca Missava B/4 passam a beneficiar-se de melhores condições para o processo de ensino e aprendizagem, cujos resultados, serão exigidos no fim do ano lectivo de 2023.
Dirigindo-se a comunidade escolar a governante ajuntou ainda que para os alunos, os professores e a população desta localidade de Coca Missava, a cerimónia de entrega deste empreendimento educacional é carregada de muito simbolismo, um acto que demostra que apesar dos desafios que o País tem estado a registrar, a agenda de desenvolver da Província não parou e o foco na resolução dos problemas da População contínua inabalável.
Margarida Mapandzene, que presidiu a cerimónia de inauguração depois de um breve olhar sob a situação do ensino pré-escolar nesta comunidade e não só, disse que a entrega da Escolinha Comunitária, a comunidade de Coca-Missa Bairro 4 vai assegurar o direito das crianças em idade pré-escolar, à educação e ao lazer, preparando-as para o ingresso no ensino primário e despertar nelas a vontade e o desejo de ingressar na escola para aprender, desenvolver a criatividade, responsabilidade, respeito e a solidariedade.
Para Mapandzene a construção e entrega das Escolinhas Comunitárias pelos parceiros, enquadra-se nas acções do Governo que incidem no estímulo e no fortalecimento de relações dentro da comunidade e encorajamento das comunidades para usar uma parte dos seus recursos para o crescimento harmonioso dos seus filhos.
“A Escola é o local apropriado para o desenvolvimento das quatro competências educacionais básicas – Saber, Saber Fazer, Saber Ser e Saber Estar. Quanto maior for a instrução, maior é a capacidade de produção e de desenvolvimento, porque há certeza da existência de conhecimento e de habilidades”, disse a governadora.
Por seu turno, o director executivo da UDEBA-LAB avançou que as salas de aulas construídas resultam do trabalho continuo desenvolvido pela instituição que dirige em parceria com o governo e com o apoiado da MADRE CORAJE, visando melhorar a qualidade de educação nesta província.
“Este é fruto do financiamento do município de Pamplona”, disse Januário de Sousa acrescentando que as obras estiveram orçadas em cerca de dois milhões setecentos e noventa e cinco mil, sem equipamentos e espera que estas obras sirvam como alavanca para a melhoria da qualidade da educação.
Januário de Sousa ajuntou ainda que a construção das escolinhas no posto administrativo de Malehice visa facilitar o desenvolvimento de competências fundamentais para uma integração plena e de sucesso das crianças desta comunidade no ensino primário.
“Estou confiante de que desta escolinha sairão futuros dirigentes, professores, médicos, enfermeiros do nosso belo distrito, e quiçá do país, daí que apelamos a comunidade escolar e a população em geral para que conserve devidamente estas infra-estruturas para que possam servir a mais crianças deste distrito”, disse o director executivo da UDEBA-LAB.
Refira-se que a escolinha ora entregue a semelhança das outras duas, localizadas na comunidade de Mabunganine e Manhonguane esta orcada em cerca de um milhão e quinhentos cada e é composta por duas salas, um gabinete para facilitadores, um armazém de material da escolinha e foi construída e adaptada para pessoas com deficiência, e numa primeira fase vai acolher cerca de 80 crianças por ano.
Por seu turno, o coordenador da MADRE CORAJE em Moçambique, Alberto Cuenca saudou o engajamento do governo, da escola e das autoridades locais na entrega deste processo que vai contribuir significativamente no desenvolvimento da comunidade.
E de seguida, reafirmou o compromisso da instituição que representa em continuar a trabalhar em parceria com o governo, associações locais e a comunidade com vista a melhorar as condições de vida das pessoas.
“Apelamos para que continuem a trabalhar no sentido de garantir a inclusão social, tal como o projecto se firma, que cuidemos destas infraestruturas para que mais crianças tenham a oportunidade de iniciar o seu processo de integração no meio escolar”, rematou.
Depois de um breve historial do desenvolvimento da escola, Margarida Bila directora da Escola primária do primeiro e segundo grau de Coca-Missava B/4 disse que as salas ora entregues vão contribuir para o desenvolvimento do sector da educação.
Segundo dados avançados a escolinha comunitária adaptada para as pessoas com deficiência foi construída no âmbito do projecto Mulher, Jovens, Raparigas e Pessoas com Deficiência Liderando a Transformação Social, implementado pelo consorcio Madre Coraje, Unidade de desenvolvimento do ensino básico -laboratório, Associação dos Cegos e Ambliopes de Moçambique e o Movimento de Educação para Todos nos distritos de Chibuto e Mandlakazi com o financiado da União Europeia.
Por outro lado, as três salas de aulas ora inauguradas foram construídas no âmbito do projecto M34, implementado pela UDEBA-LAB em parceria com a MADRE CORAJE, no distrito de Chibuto, através do financiamento das organizações espanholas: Ayuntamiento de Pamplona, Ayuntamiento de Cádiz e Ayuntamiento de Barañaín.
Na sua intervenção, regada de emoção, a comunidade de Coca- Missava B/4 manifestou a sua alegria em receber este empreendimento que vai garantir a proficiência educacional das suas crianças. Mervinia Vombe, que falava em nome da comunidade avançou que “os nossos filhos vão estudar em condições excelentes”.
Texto escrito por: Aida Matsinhe técnica do projecto M44