Ainda prevalecem desafios na implementação do ensino bilingue em Moçambique

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Esta visão foi partilhada pelos oradores que falavam durante a mesa redonda sobre Ensino Bilingue, organizado hoje (28.02.2024) pelo MEPT, no âmbito do programa SABER, uma iniciativa do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, implementado pela World Educaction, Associação Progresso, Associação Para o Desenvolvimento Comunitário (NANA) e o MEPT, através dos fundos da USAID.

O académico e ex-Vice-Ministro da Educação, Armindo Ngunga, que foi um dos oradores do evento disse que os desafios na implementação do ensino bilingue ainda prevalecem porque ainda há uma fraca aceitação por parte do governo sobre a relevância desta modalidade de ensino na melhoria da qualidade de educação, assim como, fraco domínio do ensino por parte dos professores.

Em continuidade ao pensamento do académico, Zaida Cabral, membro singular do MEPT fez saber, que o ensino Bilingue em Moçambique foi introduzido há 20 anos, como uma das estratégias de remoção das barreiras de aprendizagem no país. “O ensino Bilingue foi introduzido por se verificar que maior parte das crianças moçambicanas se comunicavam na língua materna, tornando-se assim impossível a comunicação entre o professor e o aluno através da língua oficial”.

 

Como outros parceiros que tem apoiado o sector de Educação na busca de soluções para a melhoria da qualidade de educação, a USAID, representada pela Directora de Educação, Governação e Democracia, Sarah Crites, partilhou durante a sua intervenção, que além das províncias da Zambézia e Nampula, o programa SABER estendeu-se para as províncias de Niassa e Cabo Delgado.

O ensino bilingue em Moçambique começou a ser acreditado após várias pesquisas de autores moçambicanos e outros dos diferentes pontos do mundo nesta matéria. Só em 2003, pensou-se na implementação tendo como base as variadas línguas bantu que cobrem.

O bilingue foi implementado pela primeira vez no país entre 1993 -1997 por via do Projeto de Escolarização Bilíngue em Moçambique (PEBIMO) e os resultados deste projeto foram superiores quando comparados com os do ensino monolíngue em português.